61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Perfil de gestantes submetidas à cesariana a pedido em um hospital universitário no sul do Brasil

OBJETIVO

Identificar a incidência de cesarianas a pedido realizadas em uma maternidade pública em um hospital universitário, o perfil das gestantes e os fatores associados à escolha materna.

MÉTODOS

Estudo observacional, transversal e descritivo em que 106 mulheres submetidas à cesariana a pedido responderam a um questionário em ambiente virtual. Foram incluídas no estudo, as pacientes submetidas à cesariana a pedido ou desejo materno na maternidade no período de maio de 2020 a maio de 2021 e aceitaram participar do estudo por meio de TCLE. Foram excluídas as que não responderam a três tentativas de contato por telefone nem por mensagem de texto, as que abandonaram a entrevista e as que não conseguiram ser contadas por ausência de dados no sistema hospitalar. Para a análise estatística foi usado o software RStudio (4.2.1), sendo realizada média e desvio padrão para variáveis com distribuição normal e número absoluto e porcentagens para as variáveis categóricas. O estudo é identificado pelo CAEE 44594621.1.0000.0096.

RESULTADOS

Houve 4110 partos no período analisado, dos quais 1696 foram partos cesáreos e 411 foram cesáreas a pedido. A taxa de cesarianas a pedido foi de 24,2% do total de cesáreas, valor superior comparado a outros países. Quanto às 106 participantes do questionário, o perfil identificado foi de mulheres predominantemente brancas (80,2%), com idade média de 30,6 anos, multigestas (65%), casadas ou em união estável (54,7%), com ensino médio completo (50%), cristãs (81,1%) e com renda familiar superior a dois salários mínimos (53,7%). Além disso, 77% das participantes responderam ter sido orientadas sobre o parto cesárea, 75% sobre seus riscos e 71% receberam orientações sobre o parto vaginal durante o pré-natal. Sobre a escolha da via de parto, 46,2% declararam ter medo do parto normal, 71,4% tinham conhecimento da lei sobre cesárea a pedido vigente no estado do Paraná e 19,8% consideram realizar parto vaginal em nova gestação.

CONCLUSÃO

A incidência de cesarianas a pedido identificada foi de 24,2% e o perfil das pacientes foi de mulheres brancas, casadas, com idade média de 30 anos e multigestas. Dentre os fatores associados à decisão materna estão o medo da dor e do parto vaginal e a experiência negativa de alguém próximo, destacando-se a importância da educação sobre o parto vaginal na assistência pré-natal e a avaliação multidisciplinar das gestantes.

PALAVRAS-CHAVE

Cesárea; Cesárea a pedido; Desejo materno; Assistência pré-natal

Área

OBSTETRÍCIA - Estudos enfatizando a multidisciplinariedade

Autores

Karolayne Braz Pereira, Daniel Nicola Martinez, Fernanda Schier De Fraga, Lenira Gaede Senesi