61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

DOENÇA HEMORROIDÁRIA NA GESTAÇÃO E NO PUERPÉRIO

OBJETIVO

Desordens anorretais são comuns durante a gestação e puerpério, atingindo até 2⁄3 das mulheres, e ocorrem devido às alterações anatômicas e hormonais nesse período. Dentre elas, a doença hemorroidária é a de maior destaque. O objetivo primário do estudo foi avaliar a prevalência de doença hemorroidária num grupo de gestantes e puérperas com queixas anorretais. Os objetivos secundários foram: analisar o índice de complicações de doença hemorroidária pré-existente; avaliar os fatores independentes e os relacionados ao estado gestacional e ao parto que possam contribuir para surgimento ou agravo das queixas anorretais nesse período.

MÉTODOS

Estudo de coorte retrospectivo de pacientes com queixas anorretais atendidas em um hospital terciário de Curitiba (PR) durante o período gestacional ou puerperal, entre janeiro de 2015 e março de 2021. Para testar as hipóteses das variáveis nominais, foi utilizado o teste exato de Fischer e valor de p <0,05 foi adotado para considerar significância estatística. A amostra foi dividida em dois grupos: grupo HEMO para aquelas que receberam o diagnóstico de doença hemorroidária e grupo OUTRAS para o restante. Critérios de inclusão foram: grávidas, em qualquer fase gestacional, ou puérperas, com queixas anorretais durante a gestação ou puerpério; maiores de 18 anos. Não gestantes, grávidas sem queixas anorretais, queixas anorretais fora do período gestacional ou puerperal e menores de 18 anos foram excluídas do estudo.

RESULTADOS

43 participantes foram incluídas, com 72% delas alocadas no grupo HEMO. A maior parte da amostra total iniciou as queixas anorretais no terceiro trimestre ou no puerpério. Para ambos os grupos, os sintomas mais frequentes foram dor (40/43) e sangramento (35/43).
O sintoma descrito como “prolapso” foi mais frequente no grupo HEMO (32% x 0%, p=0.04), assim como constipação (80% x 42%, p=0,024). Não foi possível analisar os fatores associados ao desenvolvimento dessas queixas devido à falta de registro dos dados necessários em prontuário.

CONCLUSÃO

Das doenças anorretais analisadas, há maior prevalência da doença hemorroidária, especialmente no terceiro trimestre e puerpério. Em ambos os grupos, dor anal e sangramento foram as queixas mais frequentes. O sintoma “prolapso” foi relatado apenas por gestantes e puérperas com doença hemorroidária. A constipação foi mais comum nesse grupo e pode estar associada com o início ou agravo da doença hemorroidária.

PALAVRAS-CHAVE

constipação; gestação; puerpério; doença hemorroidária.

Área

OBSTETRÍCIA - Epidemiologia das doenças gestacionais

Autores

Flávia Vargas de Oliveira, Juliana Ferraz Ribeiro, Solange Borba Gildemeister, Maria Crisitina Sartor