61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Tumor de Krukenberg bilateral durante gestação

CONTEXTO

O Tumor de Krukenberg (TK) representa menos de 5% dos casos de neoplasia ovariana e é uma forma rara metastática. Geralmente, ocorre na quarta década de vida e é caracterizado por um tipo específico de adenocarcinoma com células em anel de sinete, sendo o estômago e o cólon os sítios primários mais comuns. O TK apresenta-se, em suma, bilateralmente, volumoso e assintomático. A ocorrência durante a gravidez é extremamente incomum e pouco se sabe sobre seu comportamento nesse contexto, tornando o diagnóstico precoce desafiador.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Gestante, 38 anos, 18 semanas de idade gestacional, multípara, previamente hígida, apresentando dor abdominal. À ultrassonografia de abdome total com doppler, identificada massa ovariana sólido-cística bilateral, à direita, volume de 366,5cm³ e, à esquerda, de 357,8cm³, apresentando vascularização aumentada. Os marcadores tumorais estavam aumentados. Após duas semanas, foi realizada anexectomia bilateral por laparotomia exploradora, devido ao risco de disseminação do possível câncer através do método por vídeo. Na abordagem cirúrgica, foram visualizadas massas ovarianas irregulares e identificados implantes secundários aderidos ao útero, ao omento e à musculatura do reto abdominal, sugestivos de metástases. Realizada congelação intraoperatória, com resultado sinalizador para adenocarcinoma, sucedida de omentectomia infracólica. Ao inventário do trato gastrointestinal, visualizada massa indicativa de foco primário no intestino delgado, sendo realizada enterectomia de jejuno proximal. Ao anatomopatológico, detectado adenocarcinoma tubular com infiltração de cápsula ovariana, bilateralmente, sugestivo de TK, peças de omento com adenocarcinoma metastático e produtos da enterectomia com adenocarcinoma tubular, com invasão angiolinfática. À imuno-histoquímica, o tumor de ovário era compatível com metástase de adenocarcinoma, consistente com sítio primário em cólon. Paciente iniciou quimioterapia e segue plano de parto a termo, sem sinais de complicações.

COMENTÁRIOS

O prognóstico das pacientes com TK é limitado devido ao diagnóstico tardio, sendo a sobrevida média de 12 meses. O tratamento é cirúrgico com histerectomia em pacientes não gestantes e, em gestantes, opta-se pela quimioterapia. Segundo revisão bibliográfica em bases de dados nacionais e internacionais, este é o 12º caso de TK bilateral durante uma gestação. A importância deste relato é expor o raro binômio TK-gestação e seu tratamento alternativo à histerectomia.

PALAVRAS-CHAVE

Tumor de Krukenberg; Gestação; Câncer Ovariano; Metástase

Área

OBSTETRÍCIA - Intercorrências cirúrgicas na gestação

Autores

Jacob Henrique da Silva Klippel, Daniela Cardozo Lucas, Giulia de Souza Cupertino de Castro, Thayná Martins Gouveia, Luiza Maria Eing Bezerra, Jéssica Souza de Oliveira, Maria Ingrid Barbosa Passamani, Neide Aparecida Tosato Boldrini