61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

ANÁLISE DA SATISFAÇÃO QUANTO AO CUIDADO PRÉ-NATAL REFERIDA POR PUÉRPERAS EM JOINVILLE/SC

OBJETIVO

Analisar a satisfação quanto à atenção pré-natal referida por puérperas usuárias do Sistema Único de Saúde de uma cidade do sul do país.

MÉTODOS

Estudo tipo corte transversal randomizado, realizado através de dados coletados em entrevista baseada nos indicadores de qualidade preconizados pelo Programa de Humanização do Pré-Natal do Ministério da Saúde (CAAE 82366218.1.0000.5363). Foram incluídas puérperas maiores de 18 anos, que tiveram gestação de risco habitual com cuidado pré-natal realizado em Unidades Básicas de Saúde e parto em uma maternidade pública, ambas em Joinville/SC, possuíam domínio da língua portuguesa e que aceitaram espontaneamente participar do estudo. A amostra aleatória estratificada foi determinada pelo programa Randomized Research através da seleção de 10 dias por mês no período de 12 meses. Os dados foram sintetizados em tabelas de Excel, analisados através de média e desvio padrão.

RESULTADOS

Foram entrevistadas 115 pacientes entre março a abril de 2018 com idade média de 27 anos.65,8% se auto declaram brancas e 42,6% finalizaram o ensino médio. 40,6% possuem renda de até 2 salários mínimos e 28,6% não tinham parceiro. Em relação às consultas pré-natal, obteve-se uma média de 8 consultas, das quais 83,4% realizaram 6 ou mais. Acerca da satisfação quanto a atenção pré-natal recebida, 74,7% avaliaram-na como muito satisfeitas e satisfeitas, 15,6% nem satisfeitas nem insatisfeitas e 9,4% insatisfeitas ou muito insatisfeitas, ainda 36,6% daquelas que avaliaram insatisfatoriamente a assistência, realizaram menos de 6 consultas. Os fatores referidos como causais da insatisfação foram: dificuldade de agendar consulta e exame, grosseria e falta de escuta ativa.

CONCLUSÃO

Percebeu-se que a assistência pré-natal oferecida é satisfatória, porém uma pequena parcela referiu insatisfação. Faz-se necessário sensibilizar os profissionais responsáveis por esse acompanhamento gestacional sobre a importância de oferecer informações claras e adequadas a cada situação, para que seja possível entender e possibilitar que a consulta se transforme em oportunidade para ampliação do referencial de cuidar desta família em expansão. Para isto é necessário estar aberto a escuta de dúvidas e anseios. As orientações oferecidas devem ser adequadas às reais necessidades e apropriadas para cada caso, de forma a possibilitar que o processo gestacional seja vivenciado da forma mais prazerosa possível.

PALAVRAS-CHAVE

Cuidado Pré-Natal; Saúde da Mulher; Satisfação do paciente.

Área

OBSTETRÍCIA - Atenção Primária

Autores

Aneline Brusamarello, Gabriela Duarte Ferreira, Carla Gisele Vaichulonis, Larissa Cano de Oliveira, Rodrigo Ribeiro e Silva, Lisandra Basqueira, Luciane Haristch, Jean Carl Silva