61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Análogo GnRH na proteção ovariana de mulheres jovens submetidas à quimioterapia: revisão sistemática

OBJETIVO

Avaliar o efeito do uso de análogo de GnRH (aGnRH) na preservação da função ovariana (PFO) em pacientes jovens submetidas à quimioterapia (QT) gonadotóxica.

FONTE DE DADOS

Trabalhos publicados em inglês, entre 2003 e 2023, em humanos, nas bases de dados Pubmed, Scorpous e Web of Science. Descritores: “gonadotropin releasing hormone”, “antineoplastic agentes”, “neoplasms”, “fertility preservation” “cyclophosphamide” “gonadotropin releasing hormone” e “systemic lúpus erythematosus”.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Foram encontrados 992 artigos dos quais 14 foram selecionados para a revisão. Critérios de inclusão: estudos observacionais de coorte ou caso-controle; uso do aGnRH pré-QT para PFO; idade entre 12 e 45 anos. Critérios de exclusão: artigos duplicados (n=8); título e resumos não compatíveis com o objetivo do trabalho (n=974); exposição à radioterapia pélvica, uso concomitante de contraceptivo hormonal e mulheres com câncer de mama.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Análise por 3 pesquisadoras independentes utilizando a estratégia PICO. A escala de avaliação de qualidade de Newcastle-Ottawa (NOS) foi utilizada para a análise do risco de viés.

SÍNTESE DE DADOS

O total de pacientes avaliadas foi de 1232. Em 9 estudos, houve comparação da taxa de PFO entre 577 pacientes, utilizando os seguintes desfechos: FSH, LH, AMH, estradiol, progesterona, inibina B, contagem de folículos antrais, espessura endometrial ou retomada da menstruação. Dentre as condições avaliadas, as mais frequentes foram: Linfoma de Hodgkin (LH) (n= 709), Linfoma não Hodgkin (LNH) (n= 56), Leucemias (n=66), Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) (n= 97) e transplantes de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) (n= 83). O aGnRH apresentou melhor desfecho na maioria dos estudos em pacientes com LH, principalmente quando submetidas a altas doses de Ciclofosfamida ou agentes alquilantes mais agressivos. O benefício nas que realizaram TCTH variou entre os estudos. Já as lúpicas expostas à ciclofosfamida tiveram maior proteção gonadal em menores de 30 anos. Não foi encontrado relação de benefício entre o tempo de início de aGnRH e da administração da QT. Todos os estudos apresentaram alto risco de viés na escala NOS.

CONCLUSÃO

O benefício do uso do aGnRH para PFO em jovens submetidas à QT ainda é incerto. Estudos que promovam maior nível de evidência são necessários para conclusões mais robustas.

PALAVRAS-CHAVE

Gonadotropin-Releasing Hormone; Antineoplastic Agents; Fertility Preservation

Área

GINECOLOGIA - Endocrinologia Ginecológica

Autores

Bárbara Barbosa Dos Santos Teixeira, Elen Cristina Xavier Júlio, Karoline Menezes Da Costa Cardoso, Edmund Chada BARACAT, José Maria Soares Júnior, Giovana De Nardo Maffazioli, José Alcione Macedo Almeida