61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Fotobiomodulação na dor do trauma mamilar no período puerperal: ensaio clínico randomizado

OBJETIVO

Avaliar a efetividade da fotobiomodulação na intensidade da dor de traumas mamilares em mulheres no pós-parto imediato.

MÉTODOS

Ensaio clínico controlado aleatorizado paralelo duplo-cego e multicêntrico. Realizado em duas maternidades em regiões distintas (sudeste e nordeste), com mulheres acima de 18 anos, com trauma mamilar e dor mínima 4 na escala numérica de dor (END), avaliadas entre 6-36h pós-parto, em aleitamento. Foram excluídas puérperas com mastite ou neoplasia maligna na mama, fotossensibilidade diante da exposição à luz, malformação das mamas, e cirurgias prévias (prótese ou redução mamária). A coleta foi feita entre 01/03/2023 e 02/06/2023, composta por avaliação inicial contendo dados sociodemográficos, obstétricos, condição física da mama e mamilo, aspectos do trauma mamilar, dor durante amamentação e palpação. As puérperas foram aleatorizadas em dois grupos, sendo a aplicação da fotobiomodulação feita por fisioterapeuta, no grupo experimental com entrega de energia 2J vermelho e 4J infra-vermelho, e grupo sham com simulação da aplicação sem disparo de energia. Foi realizada avaliação por diário de dor (autorrelatado), reavaliações em 30 minutos e 24h após intervenção, e entrevista telefônica em 7 dias após intervenção. Para descrição da amostra foram utilizadas frequência absoluta (n) e percentual (%), e estatísticas descritivas das variáveis numéricas. Foi utilizado o teste de Mann-Whitney para análise entre grupos (placebo e experimental).

RESULTADOS

Foram incluídas 32 mulheres, idade média entre 20-29 anos, pardas, em união estável, ensino médio completo. A lesão mais comum para o grupo experimental foi fissura (53-57%) e eritema (23-42%), e no sham foi eritema (61-71%) e fissura (21-38%) em ambos os mamilos direito e esquerdo, respectivamente. A END na última mamada foi de 5 e 6 para experimental e sham. Foi encontrado após aplicação da fotobiomodulação, menor nível de dor na mama direita no grupo experimental em 12h após intervenção (p=0.041), e menor nível de dor no grupo experimental na mama esquerda em 6h (p=0.041) e 12h (p=0.015).

CONCLUSÃO

O grupo experimental apresentou um menor nível de dor, em comparação com o grupo sham, sendo significativo para 12h após aplicação do laser na mama direita, e 6h e 12h para a mama esquerda. A terapia de fotobiomodulação é uma técnica promissora para tratamento da dor por trauma mamilar no período puerperal, podendo colaborar para manutenção do aleitamento materno exclusivo.

PALAVRAS-CHAVE

fotobiomodulação, amamentação, dor, trauma mamilar

Área

OBSTETRÍCIA - Amamentação

Autores

Maria Victória Candida Gaitero, Ticiana Aparecida Alves Mira, Simony Lira Mascimento, Edna Jessica Lima Gondim, Fernanda Garanhani Castro Surita