61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

DIAGNÓSTICO, PREVALÊNCIA E MANEJO DA INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO DURANTE PRÉ-NATAL

OBJETIVO

Analisar o diagnóstico, a prevalência e o manejo da infecção do trato urinário (ITU) durante o pré-natal de uma população de puérperas.

MÉTODOS

Estudo descritivo e observacional de dados do projeto “Assistência pré-natal recebida por puérperas atendidas em um hospital de Florianópolis durante a Pandemia de COVID-19” (número CAAE 52681221.7.0000.0121), coletados através de análise do cartão de pré-natal e entrevista com a puérpera. Dados referentes a nascimentos ocorridos entre março e maio de 2022. Incluídas as puérperas cujos bebês nasceram vivos e entre 35 e 41 semanas. Os dados foram analisados com estatística descritiva. O nível de significância considerado foi 0,05. A investigação foi considerada completa se realizado exame parcial de urina no 1º e 3º trimestres de gestação. O manejo adequado foi avaliado pela constatação da instituição de antibioticoterapia e realização de exame de urina de controle após tratamento.

RESULTADOS

Da amostra de 233 pacientes, apenas 144 (61,8%) puérperas foram investigadas para ITU de maneira completa, sendo que 8,2% dessa amostra não havia realizado nenhum exame de urina durante o pré-natal. Do total, 21% apresentaram alteração ao exame compatível com diagnóstico de infecção e dessas, 77,6% foram tratadas adequadamente e realizaram exame de controle. As demais pacientes não receberam tratamento ou não tiveram seguimento correto.

CONCLUSÃO

A investigação adequada foi realizada em pouco mais da metade das pacientes avaliadas. A prevalência de ITU nesta população foi de 21% e o manejo adequado foi realizado em 77,6% delas. A infecção urinária pode trazer riscos ao binômio materno fetal incluindo trabalho de parto prematuro e está sendo subdiagnosticada devido a não realização do exame de urina, considerado acessível e de baixo custo. Medidas de saúde coletiva poderiam ser adotadas para aprimorar o conhecimento dos profissionais de saúde e das pacientes acerca da importância desse diagnóstico.

PALAVRAS-CHAVE

Infecção urinária, Gravidez, Trabalho de Parto Prematuro, cuidado pré-natal

Área

OBSTETRÍCIA - Atenção Primária

Autores

Nicole Zazula Beatrici, Iago Felipe Alexandrini, Mariana Schmidt Vieira, Roxana Knobel